20 novembro 2021

Obrigada, Bolsonaro

Apesar de tudo, precisamos reconhecer: o presidente fez muito pela população, que tem a chance de crescer após a experiência do seu governo. Aqui, vou elencar alguns dos presentes que JB nos ofertou.


Por Fabiana Moraes
The Intercept Brasil


📷André Coelho/Bloomberg via Getty Images
É VERDADE QUE ele não foi muito feliz na condução da pandemia, da economia, da educação. Também é verdade que ele não costuma se responsabilizar pelo próprio governo, atribuindo a culpa da inflação, do desemprego, do preço alto da gasolina, de mercúrio retrógrado, etc. aos governadores, à imprensa, ao tempo, ao vírus, ao Congresso, ao Senado. É igualmente real que, sob seu governo, o país tenha atingido recordes de desmatamentos, que a carcaça de frango tenha virado item valorizado no supermercado e que a população vivendo com fome tenha, tristemente, aumentado.

Mas é preciso reconhecer – seja você de esquerda, progressista, liberal, social-democrata, centro-direita, conservador raiz ou nutela, etc. – que Jair Bolsonaro fez muito pela população brasileira. Ouso dizer: fez por esse povo o que nenhum outro/outra chefe de estado já fez. Quando falei a respeito com algumas pessoas, várias concordaram comigo e me lembraram de agradecer ao comandante do executivo por benesses das quais eu não recordava. Decidi reunir algumas dessas manifestações de gratidão ao presidente, e não é a sua baixa popularidade que vai me impedir de fazer isso publicamente.

Primeiro eu agradeço a Bolsonaro por finalmente ter acabado com a disseminada e internacionalizada ideia de que vivíamos em um país cordato e pacífico, onde violência era problema mesmo de morro e “comunidade”. Graças ao presidente, o mundo inteiro entendeu que boa parte daquele povo sorridente que lotava a Disney, fazia enxoval em Miami e queria “educação padrão Fifa” gosta mesmo é de segurar uma arma na mão, e não uma caipirinha.

Graças a Bolsonaro, identificamos como apesar de toda nossa óbvia mistura – realizada fortemente na base do estupro, como mostra esta pesquisa – há tanta gente evocando “pureza da raça”, fazendo apologia ao nazismo e fundando células criminosas como nunca antes neste país.

Eu agradeço a Bolsonaro por desmistificar a ideia de que as Forças Armadas são eficientes e estão a serviço do país. Por expor que boa parte do comando militar não atua pelo patriotismo, pela defesa da constituição ou soberania, e sim em benefício próprio, mirando a manutenção e multiplicação de seus benefícios. Por evidenciar que as FFAA são demasiadamente partidarizadas, com direito a general subindo em palanque sem ser constrangido pelo ato ilegal.

Eu agradeço a Bolsonaro por ter mostrado que, ao contrário do que se pensava, nunca fomos fruto de uma miscigenação festiva e requebrativa. Acabou-se o papo de que “somos todos iguais”, que “alma não tem cor” e que a empregada “é como se fosse da família”. Quando o presidente chama cabelo crespo de um negro de “criatório de baratas” e que “nem para procriar o quilombola serve mais”, ele expõe e finalmente libera esse racismo recalcado de nossa linda nação, aquela que ainda não superou dividir sala de universidade com gente preta ou pagar direito trabalhista a doméstica.

Eu agradeço a Bolsonaro por ser uma espécie de Marie Kondo de nossas relações sociais: ele nos ajudou a definir melhor como e com quem gastar nosso tempo, nossa energia e nosso amor. Agradeço a Bolsonaro por ele ter nos feito entender que parente não é necessariamente família, e que não é por compartilhar a mesma matriz sanguínea que estamos obrigadas ou obrigados a conviver com quem não vê nada demais (“ele só tava brincando!”) em um chefe de estado que boicota vacina, confraterniza com nazistaas, grita com jornalista (preferencialmente se for mulher), tira onda com sofrimento alheio, desmonta a pesquisa científica brasileira e veta ajuda financeira para estudantes e professores de escolas públicas que precisavam acessar internet para continuar estudando em plena pandemia.

Eu agradeço a Bolsonaro por mostrar a cara do Conselho Federal de Medicina e de milhares de médicos e médicas que ganharam muito dinheiro e fama vendendo um inexistente “tratamento precoce”; agradeço por ter exibido, via CPI da Covid-19, o imenso balcão de negócios que são os planos de saúde no Brasil, com direito a empresa (alô alô, Prevent Senior!) chamar óbito de alta hospitalar. Agradeço ao presidente por ter deixado ainda mais evidente os motivos pelos quais boa parte desta classe repudiou o Programa Mais Médicos: saúde boa é saúde paga, queridinha, e de preferência no conforto das capitais, em hospitais com “suíte Dubai”. Agradeço, não posso esquecer, por ele e seus ministros da saúde de competência restrita terem mostrado a mais gente para que serve um sistema de saúde universalizado e que chega a todas as regiões do país, o SUS.

Agradeço a Bolsonaro por escancarar ao mundo, em discursos na ONU ou outros púlpitos importantes do exterior, como nosso executivo é sustentado tantas vezes por mentiras, dados falsos ou distorcidos, publicados pela própria Secretaria de Comunicação do governo e por uma série de emissoras que costumam receber afagos do presidente.

Falando nisso, agradeço DEMAIS a Bolsonaro por mostrar de maneira simples, quase como um power point feito por Deltan Dallagnol, as diversas fragilidades e covardias da imprensa brasileira: primeiro, que o “apartidarismo” evocado com muita pompa era conversa para boi dormir, vide a assessoria de imprensa que grandes veículos nacionais prestaram a Moro e a Força Tarefa do MPF do Paraná; depois, que o conceito de democracia de nossos veículos de comunicação era (ou é) o mais pobre possível: enquanto o presidente e seus bolsonaretes estavam descendo lapada em gays, pretos, mulheres, transexuais, etc., ainda assim eram tratados pelos jornalistas como fazendo parte do “campo democrático”. Mas quando Bolsonaro começou a tratar muito mal toda uma sorte de repórteres e, por exemplo, a jogar bananas para eles em cercadinhos; quando falou em tirar concessões públicas de televisões, aí a água bateu na bunda e finalmente Bolsonaro se tornou um radical.

Agradeço a Bolsonaro por destruir definitivamente dois enormes “mitos” (com o perdão da palavra). Primeiro: a ideia de que, após a redemocratização, o Brasil só veria o progresso ano após ano, em uma lógica bem linear. Toda uma geração quebrou a cara. Nossa democracia estava só começando a se fortalecer quando o capitão foi adotado pelo mercado, higienizado pela imprensa e Judiciário e assim eleito presidente. Homenageou Ustra? “Ah, mas ele tava só brincando”. Segundo: sua eleição foi primeiramente endossada justamente por quem tinha mais escolaridade, o que mostra evidentemente que o conhecimento formal não garante uma opinião política defensável. Mesmo agora, tem muita gente formada em excelentes universidades com o dedo coçando para voltar a eleger um incompetente. Mas quem não sabe votar é nordestino pobre, não é?

Por sinal, falando em redemocratização, agradeço a Bolsonaro por trazer de volta a memória do processo constituinte, aquele texto que brigamos tanto para ver nascer, onde estava nosso já citado e querido SUS, por exemplo. Foi bom lembrar como era legal dançar rock de protesto da Legião Urbana e ainda nos ensinou que não se dorme quando há silêncio na casa do inimigo.

Preciso realmente agradecer a Bolsonaro por nos mostrar, através de seu ministro Paulo Guedes, que doutorado em Chicago às vezes vale tanto quanto uma bicicleta para um peixe: primeiro, o homem sugeriu fazer reformas em vez de oferecer auxílio em dinheiro aos pobres no começo da pandemia; depois, jurou que nossa crise econômica aconteceria em V: cairíamos feio, mas nos levantaríamos rapidamente logo depois. Acredito que, para a Faria Lima, Guedes deve ter prometido fontes públicas de leite, offshore e mel (é a única coisa que explica a continuidade do tesão). Quero agradecer especialmente ao ministro por mostrar que o receituário neoliberal para fazer a economia crescer é uma tremendíssima balela.

Tem mais gratidão, Bolsonaro: quero agradecer sinceramente ao presidente por mostrar para muito mais gente a qualidade de boa parte da classe política do nosso país: os que defendem sua permanência insistem em errar sem qualquer consequência, enquanto vários dos que opõem não agem mais efetivamente para enfraquecê-lo (o PDT e o PSB apoiando o calote dos precatórios que o digam).

Agradeço a Bolsonaro por me mostrar que vários amigos e muitos colegas de profissão, autodenominados progressistas, são na realidade ultraconservadores, apoiam a extrema direita e não fazem nada para uma transformação social no Brasil, na direção da dignidade coletiva e da diminuição do abismo social. Deles, tenho mantido uma saudável distância.

Agradeço a Bolsonaro por expor milhões de pessoas que estavam distantes do debate político e se sentiram convocadas para um ativismo muito particular: o da retaliação e destituição de uma eleição (e de um partido) e o desapreço por programas e pautas voltadas às políticas públicas que favoreciam o coletivo e o social. Por tirar a máscara dos isentões, dos que se faziam de alheios, desligados.

Agradeço a Bolsonaro por fazer com que conhecêssemos melhor os rostos do STF, do Senado, por nos mostrar que política é assunto de todas e todos; por entendermos melhor o que foram os crimes de Brilhante Ustra no período militar. Agradeço a Bolsonaro por evidenciar a imensa instrumentalização de Jesus Cristo, um nome mais fácil que nunca nos lábios de vendedores de armas, grileiros, lobistas e pastores que preferem ver uma criança estuprada parir um bebê a respeitar a própria legislação.

Agradeço a Bolsonaro por nos mostrar que manter o público engajado e alienado é mais importante e eficaz do que governar de verdade. Agradeço por ter revelado que muita gente que bota as mãos sobre o peito e manda um “gratidão” está conectada ao espírito da Deusa Interior, mas não à família em situação de insegurança alimentar da própria diarista. Esse povo gratiluz, que batiza o filho no Rio Solimões, coloca colarzinho de âmbar no bebê e, depois que ele dorme, vai ler os livros de Olavo de Carvalho.

Finalmente, quero agradecer a Bolsonaro e a seus filhos muito bem tratados pelo dinheiro público, acostumados a comer picanhas milionárias e a comprar mansões que tecnicamente não cabem em seus orçamentos, por mostrarem como é possível se escandalizar vendo uma porção de camarão em um espaço do MTST, mas nunca fazer o mesmo quando pessoas muito pobres apareceram catando ossos para comer.

Obrigada, Bolsonaro.

Participam deste texto: Lia da Conceição, Gilberto Garcia, João Feitosa, Ricardo Sabóia, Pedro Andrade, Maria Eduarda Rocha, Lucila Sciotti, Irecê Nabuco de Araújo, Gilvan Barreto, Moacir dos Anjos, João Henrique de Freitas Alves, Fernanda Rocha, Mardônio Cavalcanti, Mateus Yuri, Audry Silva, Neon Cunha, Clebio Junior. Saravá pelo obrigada coletivo.

27 setembro 2021

Natal tem sinalização da CBF para receber Brasil x Argentina se houver remarcação de jogo

CBF envia comunicado à FNF. Clássico pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 foi suspenso após intervenção da Anvisa no último dia 5 de setembro, em São Paulo


📷Marcos Ribolli
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol informou nesta sexta-feira que recebeu sinalização da CBF para que Natal possa receber o confronto entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, caso este venha a ser remarcado pela Fifa. O jogo chegou a ser iniciado no último dia 5 de setembro, mas foi suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por quebra de protocolos sanitários por quatro jogadores argentinos.

"A CBF enviou comunicado à FNF informando sobre a possibilidade de realização da partida entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Natal, caso a Fifa decida remarcar o jogo, interrompido pela Anvisa no último dia 5 de setembro. O comunicado da CBF é uma resposta ao pleito encaminhado pela FNF no dia 9 de setembro, solicitando que a Confederação avalie a possibilidade de realização do jogo em Natal, que reúne todas as condições para o evento", publicou a FNF.

- Ocorrendo a realização de novo jogo pelas Eliminatórias entre Brasil e Argentina, a CBF confirma examinar sua realização no RN, em resposta ao pleito da FNF - escreveu o presidente da FNF, José Vanildo.

📷Alexandre Lago/GloboEsporte.com

A partida em Natal seria realizada na Arena das Dunas. A presença de público nos estádios do RN está liberada pelo governo, com 30% da capacidade, sendo obrigatório ter o esquema vacinal completo ou ter recebido a primeira dose sem ter a segunda dose atrasada.

A última vez que a capital potiguar recebeu a Seleção foi em outubro de 2016, na vitória por 5 a 0 sobre a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

A seleção brasileira tem três jogos pelas Eliminatórias em outubro. Enfrenta Venezuela e Colômbia fora de casa, nos dias 7 e 10, e recebe o Uruguai na Arena da Amazônia, em Manaus, no dia 14. O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira a relação de 25 jogadores convocados para estas partidas. Suspenso do primeiro jogo, Neymar foi convocado. A novidade foi a convocação do atacante Antony, do Ajax.

Fonte - Globo Esporte/RN

MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA DO AMÉRICA-RN SOBRE O MOTO CLUBE-MA POR 1 A 0

Jogando na tarde deste domingo (26) na Arena das Dunas, o América de Natal saiu na frente no primeiro confronto diante do Moto Clube-MA, em jogo válido pelas oitavas de final da Série D. Agora o jogo da volta será em São Luiz-MA no Estádio Nhozinho Santos, a partida está marcada para o próximo domingo (3) as 15h. Nesta segunda partida o alvirrubro potiguar joga pelo empate, já o time maranhense precisa de uma vitória por no mínimo dois gols para classificação direta, se vencer por apenas um gol de vantagem o classificado será definido na cobrança de pênaltis.

Confira os melhores momentos deste jogo

📹Imagens da CBF TV/Eleven Sports

MELHORES MOMENTOS DO JOGO 4 DE JULHO-PI 1 x 1 ABC-RN

Neste domingo (26) jogando em Piripiri/PI o ABC acabou empatando com os donos da casa, e agora tem a vantagem de fazer o jogo da volta em Natal; quem vencer, passa as quartas de final da Série D, acontecendo outro empate o classificado será definido nas cobranças de pênaltis. O jogo será no próximo domingo (3) às 16h no Frasqueirão.

Confira os melhores momentos da partida

📹 Imagens da CBF TV/ELEVEN SPORTS

24 setembro 2021

Começa neste final de semana as oitavas de final do Brasileirão Série D

Jogos de ida acontecem nos dias 25 e 26 de setembro e definição dos classificados está marcada para os dias 2 e 3 de outubro.

📷Divulgação/CBF
A emoção das oitavas de final do Brasileiro Série D já tem data marcada! A Diretoria de Competições divulgou, nesta segunda-feira (20), a tabela detalhada da terceira fase da competição nacional. Nos dias 25 e 26 de setembro, os 16 clubes classificados começam a disputa por uma vaga na próxima fase do torneio. As definições de quem avança no campeonato acontecerão na semana seguinte, nos dias 2 e 3 de outubro.

Confira os confrontos das oitavas de final do Brasileirão Série D:

IDA

Sábado, 25 de setembro

15h - Atlético-CE x Paragominas-PA - Domingão, Horizonte (CE)
16h - Campinense-PB x Guarany-CE - Amigão, Campina Grande (PB)
16h - Caxias-RS x União-MT - Centenário, Caxias do Sul (RS)
16h - Esportivo-RS x Ferroviária-SP - Mont. dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)

Domingo, 26 de setembro

15h - 4 de Julho-PI x ABC-RN - Arena Ytacoatiara, Piripiri (PI)
16h - América-RN x Moto Club-MA - Arena das Dunas, Natal (RN)
16h - Cianorte-PR x Aparecidense-GO - Albino Turbay, Cianorte (PR)
16h - Uberlândia-MG x Joinville-SC - Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)

VOLTA

Sábado, 2 de outubro

15h - Joinville-SC x Uberlândia-MG - Arena Joinville, Joinville (SC)
16h - Aparecidense-GO x Cianorte-PR - Aníbal B. Toledo, Aparec. de Goiânia (GO)
16h - União-MT x Caxias-RS - Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)

Domingo, 3 de outubro

15h - Moto Club-MA x América-RN - Nhozinho Santos, São Luís (MA)
15h - Guarany-CE x Campinense-PB - Junco, Sobral (CE)
16h - ABC-RN x 4 de Julho-PI - Frasqueirão, Natal (RN)
16h - Paragominas-PA x Atlético-CE - Arena Verde, Paragominas (PA)
16h - Ferroviária-SP x Esportivo-RS - Fonte Luminosa, Araraquara (SP)

Seleção Brasileira é convocada para Data FIFA de outubro

Nesta sexta-feira (24), o técnico Tite anunciou os 25 nomes escolhidos para representar o Brasil nas partidas contra Venezuela, Colômbia e Uruguai

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
A Seleção Brasileira está convocada para a Data FIFA de outubro. Nesta sexta-feira (24), o técnico Tite anunciou a lista dos atletas que irão vestir a Amarelinha nos jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, na próxima janela internacional pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA.

Como jogará duas partidas como visitante, com três jogos em 11 dias, a Seleção Brasileira terá uma programação diferente nesta Data FIFA. A apresentação de atletas e comissão técnica está marcada para o dia 4 de outubro (segunda-feira), em Bogotá. Na capital colombiana, o técnico Tite comanda os três primeiros treinos da equipe. A viagem para a Venezuela será no dia 6 de outubro (quarta-feira), véspera do confronto.

Brasil e Venezuela se enfrentam no dia 7 de outubro (quinta-feira), em Caracas. No dia seguinte, a Seleção treina e retorna para a Colômbia, mais precisamente para Barranquilla, onde será o duelo com os donos da casa, no dia 10 (domingo).

A Seleção Brasileira chegará a Manaus na madrugada de segunda-feira (11). Serão três treinos na capital amazonense até o clássico contra o Uruguai na quinta-feira (14), às 20h30 (local)/ 21h30 (horário de Brasília), na Arena da Amazônia.

O Brasil é o atual líder das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, com oito vitórias em oito jogos (100% de aproveitamento).

Confira a lista de convocados para a Data FIFA de outubro:

GOLEIROS

Alisson - Liverpool (ING)

Ederson - Manchester City (ING)

Weverton - Palmeiras

LATERAIS

Danilo - Juventus (ITA)

Emerson - Tottenham (ING)

Alex Sandro - Juventus (ITA)

Guilherme Arana - Atlético-MG

ZAGUEIROS

Thiago Silva - Chelsea (ING)

Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)

Éder Militão - Real Madrid (ESP)

Lucas Veríssimo - Benfica (POR)

MEIAS

Casemiro - Real Madrid (ESP)

Fabinho - Liverpool (ING)

Gerson - Olympique Marseille (FRA)

Everton Ribeiro - Flamengo

Fred - Manchester United (ING)

Lucas Paquetá - Olympique Lyonnais

Edenílson - Internacional

ATACANTES

Gabriel Jesus - Manchester City (ING)

Antony - Ajax (HOL)

Raphinha - Leeds United (ING)

Gabi - Flamengo

Matheus Cunha - Atlético de Madrid (ESP)

Neymar Jr. - Paris Saint Germain (FRA)

Vinicius Júnior - Real Madrid (ESP)

A forma como você anda diz muito sobre sua saúde


Por Tatiane Gonsales

Andar é a atividade física aeróbica mais comum de todas, pois as exercemos para nos locomovermos de um lugar para outro. A caminhada tem diversos benefícios, como emagrecer, evitar doenças cardíacas e diabetes, fortalecer ossos e músculos, melhorar o equilíbrio e o humor. Porém, estudos mostram que a forma como você anda também pode dizer muito sobre sua saúde.

Expectativa de vida
Sexo         Ritmo     Expectativa de vida
Mulher     Lento       72 a 85 anos
Mulher     Rápido      até 88 anos
Homem     Lento      65 a 81 anos
Homem     Rápido    85 a 87 anos

Uma pesquisa publicada na Mayo Clinic Proceedings comparou dados de cerca de 475 mil pessoas ao longo de sete anos. Foram analisados ritmo de caminhada, IMC, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal.

O ritmo da caminhada (dividido entre lento, médio e rápido) foi o aspecto mais alinhado à previsão de expectativa de vida dos indivíduos. O ritmo lento foi associado a uma expectativa mais curta.

O estudo concluiu que uma mulher que anda lentamente pode viver entre 72 e 85 anos; enquanto uma mulher que caminha rápido pode viver até 88 anos. Entre o sexo masculino, os homens que têm passos mais lentos vivem entre 65 e 81 anos; já os caminhantes mais velozes, entre 85 e 81 anos.

Saúde do coração

Além de aumentar a expectativa de vida, o ritmo da sua caminhada pode ser um alerta sobre a saúde do seu coração. Publicado no British Journal of Sports Medicine, um estudo verificou que caminhantes em ritmo médio (cerca de 1,6 km em 20 minutos) tem 20% menos chances de mortalidade do que caminhantes lentos. Os pesquisadores associam a velocidade da caminhada à saúde cardiovascular.

Ser capaz de andar em um ritmo mais rápido indica que seu corpo está funcionando corretamente. Afinal, para manter uma velocidade mais alta, é preciso que a musculatura do seu corpo esteja fortificada, além de ter um melhor equilíbrio e resistência. Tudo isso indica uma melhor saúde cardiovascular, prevenindo riscos de infartos - que podem levar à morte.

Essa associação também foi analisada por uma pesquisa divulgada no European Heart Journal. Cientistas descobriram que caminhantes lentos eram duas vezes mais propensos a morrer de doenças cardíacas em comparação a quem anda rápido.

Caminhar rápido significa menos idas ao hospital

Se você odeia ir ao hospital, é melhor ficar atento aos seus passos. Outro estudo, desta vez publicado no jornal Blood, avaliou 450 pacientes com câncer no sangue.

A conclusão foi de que cada um metro reduzido por segundo na velocidade da caminhada significava uma maior taxa de mortalidade. Ainda, andar em ritmo mais lento também aumenta a possibilidade do paciente retornar ao hospital devido a recaídas e novas internações.

Cálculo de velocidade da caminhada

Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber a velocidade dos seus passos. Então, faça o seguinte exercício, de acordo com cientistas:

Ande naturalmente por um corredor ou calçada
Conte o número de passos que você dá em 10 segundos
Multiplique este número por seis para descobrir quantos passos você faz em um minuto

As pesquisas apontam que pessoas com menos de 60 anos podem ser consideradas saudáveis se dão mais que 100 passos por minuto.

Atenção!

Há cientistas que apontam que o cálculo pode ser falho em alguns casos, como a pacientes com câncer. Isso porque a velocidade de caminhada muda em quem sofre desta condição, pois estão perdendo a função a saúde no geral. Assim, mesmo que sejam caminhantes rápidos, a saúde ainda estará debilitada.

Alguns apontam também que ter uma velocidade de caminhada lenta não significa estritamente que você está fora de forma; mas, sim, que é uma boa ideia avaliar seu ritmo para que você possa se motivar a praticar mais exercícios.

19 setembro 2021

ABC MOSTRA GARRA E ARRANCA CLASSIFICAÇÃO HERÓICA

Em jogo de duas viradas, o ABC vence o Retrô por 3 a 2 e se garante na próxima fase da Série D do Brasileirão 2021. O alvinegro fez o seu primeiro gol ainda nos instantes iniciais da partida, o que pareceu deixar os seus jogadores um pouco acomodados, esperando o adversário. A equipe pernambucana por sua vez, soube segurar o primeiro tempo, guardando suas forças para a segunda etapa, onde justamente soube virar o placar, mas diferente do primeiro tempo, não conseguiu segurar a garra do adversário, o qual foi buscar forças sabe-se lá onde, para arrancar uma brilhante virada já nos minutos finais do segundo tempo. Agora o ABC enfrenta o 4 de Julho do Piauí, que passou pelo Penarol do Amazonas. 

Com imagens da Eleven Sports

AMÉRICA VENCE FORA DE CASA E PASSA PARA AS OITAVAS DA SÉRIE D

Com atuação bem diferente do jogo anterior na Arena das Dunas, o alvirrubro potiguar consegue uma bela vitória por 2 a 0, diante de um Itabaiana que nem de longe parecia com aquele do primeiro jogo em Natal, onde conseguiu um bom resultado, um empate em 1 a 1. Entretanto, no jogo de hoje foi o América que jogou melhor e poderia inclusive, ter ampliado o placar. O Renatinho Potiguar, treinador da equipe americana, jogou com o time bem fechado, sabendo aproveitar os contra-ataques, conseguindo assim a classificação. Agora o América enfrenta o Moto Clube do Maranhão que venceu as duas partidas diante do Castanhal do Pará.

Com imagens da Eleven Sports

18 setembro 2021

Vereador que tentou desobrigar uso de máscara morre de Covid-19 aos 34 anos

📷Divulgação
Por Rodrigo Scapolatempore

Defensor de um projeto que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19, o vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), morreu nesta sexta-feira (17), aos 34 anos, em decorrência de complicações da doença.O parlamentar, que ficou quase um mês internado, deixa esposa e quatro filhos. A causa da morte foi confirmada à reportagem pelo hospital e pela assessoria do vereador.

Thiarles testou positivo em 16 de agosto. No mesmo dia, fez publicação nas redes sociais: “Fim do uso das máscaras. Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença”.

O PL (Projeto de Lei) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, mas ainda não foi discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações -não comprovadas por órgãos científicos- de como a medida iria beneficiar pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

“O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, afirmou ele, mesmo sem haver estudos que comprovem isso.

Na defesa do tema, reforçou ainda que o projeto visava desobrigar, e não impedir, que as pessoas usassem máscara na cidade. Depois de testar positivo, o vereador disse nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa, e que não precisaria ser hospitalizado. No entanto, o quadro se agravou e ele precisou ser internado dias depois.

Na última terça (14), Thiarles apresentou forte instabilidade. Uma traqueostomia para aliviar a situação chegou a ser cogitada, mas foi adiada. Com os pulmões muito comprometidos, ele não resistiu e morreu na manhã de sexta.
Advogado, Thiarles era natural de Teixeira de Freitas, interior da Bahia. O velório vai ocorrer na manhã deste sábado (18) no Cemitério Parque dos Buritis, na cidade uberlandense.

Nas últimas semanas, Thiarles deixou claro o apoio às manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 7 de setembro.

Mesmo internado, o parlamentar pediu que sua equipe participasse de uma motociata no dia 31 de agosto, quando Bolsonaro esteve em Uberlândia para a comemoração dos 133 anos da cidade. “O vereador, que se encontra recuperando da covid-19, é um grande apoiador do presidente, com quem compartilha pautas importantes como a defesa da vida, da família, da propriedade privada e da legítima defesa”, diz a legenda de vídeo em seu perfil no Instagram oficial, mostrando aglomeração durante o evento.

Não há recomendações de órgãos de saúde nacionais ou internacionais que defendam o relaxamento do uso da máscara no Brasil. Nenhuma cidade brasileira deixou de recomendar o material de proteção contra o coronavírus.

O equipamento é obrigatório em Uberlândia, com base na legislação municipal apoiada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Na sexta, a cidade registrou 134 novos casos nas últimas 24 horas e tinha 66% dos leitos de UTI da rede municipal ocupados. Foram 3.055 mortes pela doença e mais de 120 mil casos, segundo último boletim.

Sem fazer menções ao projeto, o Legislativo local prestou condolências. “O vereador Thiarles Santos deixou sua história e legado na Câmara Municipal de Uberlândia nestes sete meses e vinte dias que passou conosco. Thiarles teve como função primordial representar os interesses da população perante o Poder Público.”

O Executivo determinou luto oficial. “É com grande pesar que a Prefeitura informa a notícia do falecimento do vereador Thiarles Santos. Em lamento e em solidariedade aos familiares e amigos, o prefeito Odelmo Leão determinou a decretação de luto oficial por três dias.”

Em sua vaga na Câmara, assumirá o suplente Sérvio Túlio Félix Simões Filho (PSL), de 32 anos. Em fevereiro, a Câmara de Uberlândia perdeu a vereadora Adriana Alves Ribeiro, que também morreu em decorrência da Covid-19.

14 setembro 2021

NOVA BARRA DE SANTANA PRATICAMENTE PRONTA PARA RECEBER SEUS 908 MORADORES

Vista aérea da Nova Barra de Santana, a qual fica nas proximidades da Barragem de Oiticica no município de Jucurutu-RN. Nesta nova cidade foram construídas escolas, creches, ginásio poliesportivo, a Igreja Matriz, tudo "novinho em folha" e a disposição dos moradores, que também terão suas casas entregues "ainda cheirando a tinta". Já a velha Barra de Santana será inundada tão logo seja concluída a construção da Barragem de Oiticica, que inundará toda a região, incluindo a cidade. A barragem que já consta com 95% de sua obra terminada, tem previsão de conclusão até dezembro deste ano.

Imagens - Drone Potiguar



13 setembro 2021

ABC DESPERDIÇA PÊNALTI E JOGA FORA VITÓRIA NO PRIMEIRO JOGO DO MATA MATA DA SÉRIE D

Neste domingo (12), o ABC foi até Recife-PE para enfrentar a equipe do Retrô-PE, em jogo realizado na Arena Pernambuco. O Mais Querido ficou no empate em 1 a 1, tendo desperdiçado pênalti cobrado por Wallyson, e ainda teve que amargar o empate nos acréscimos do segundo tempo, quando já dava como certa a vitória. Agora o alvinegro terá que vencer o seu adversário para poder passar de fase em vista ao acesso à Série C 2022. O jogo de volta será realizado no Estádio Frasqueirão em Natal no próximo domingo às 16h; caso a partida termine empatada, o classificado para a próxima fase será definido nas penalidades máximas.

Confira os melhores momentos do jogo

Imagens da Eleven Sports

12 setembro 2021

IDEMA/RN PROMOVE AUDIÊNCIA PUBLICA EM VISTA A PRESERVAÇÃO DAS DUNAS DO ROSADO


Por Marjorie Madruga, Cidadã Potiguar

Participe da AUDIENCIA PÚBLICA VIRTUAL que haverá na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, às 9h15, cujo convite segue também junto, caso você ache que toda esta beleza não pode acabar. 

Leila Cunha Lima 📷
Apesar do olhar sensível da fotografa, elas não falam tudo. Não falam porque a dimensão das DUNAS DO ROSADO é maior que qualquer fotografia. Todavia, elas te dão, com poesia, um pouco da dimensão deste lugar espetacular, belíssimo e que é de TODOS NÓS POTIGUARES E MORADORES DESTA TERRA, um patrimônio paisagístico, ambiental, social, geológico, ecológico e histórico que nos pertence.

As DUNAS DO ROSADO, como o próprio nome diz, são dunas avermelhadas, rosadas, cujo padrão de cor é encontrado apenas nesta região do RN, formando uma paisagem peculiar e inusitada.


Mas também lá existem falésias, água, gente, bechrocks e muita, muita beleza, com pouca alteração antrópica. Mas o que as DUNAS DO ROSADO possuem de beleza, possuem também de FRAGILIDADE, com singularidades que a colocam com um lugar incomum e raro, digno de proteção e preservação por parte do Poder Público e da coletividade. 

Leila Cunha Lima 📷
E por esta razão, o ESTADO DO RN, cumprindo seu papel constitucional de proteger o meio ambiente, especialmente os espaços frágeis, fundamentais ao equilíbrio ecológico ou que guardem rara e singular beleza cênica, RECONHECEU todos os atributos desta área e criou a Unidade de Conservação AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DUNAS DO ROSADO- APADR, através do Decreto nº 27.695/2018, para proteger todos estas características naturais e relevantes de uma área de 16.593,76 ha, com o objetivo de compatibilizar a preservação do ambiental natural conservado, com baixo grau de ocupação e as atividades econômicas de baixo impacto existentes, como agricultura de subsistência, pesca artesanal, turismo e lazer, e aquelas que ainda virão, DESDE QUE não comprometam os atributos que justificaram a criação da Área de Proteção Ambiental, e sempre com vistas à inclusão social das comunidades locai.

Todavia, mais da metade desta área está em risco. E isso que será discutido na AUDIENCIA PÚBLICA da próxima terça-feira (14) 

Leila Cunha Lima 📷
A empresa Porto Energia Eólica S.A pretende instalar um parque eólico com 75 aerogeradores denominado “ Completo Eólico Porto”, no município de Porto do Mangue/RN, numa área de 9.168,69 ha. Isso mesmo! Quase 10 mil ha, com três quartos do parque incidindo no território da APADR, recaindo sobre dunas e falésias, áreas de preservação permanente -APP, protegidas pela Constituição Federal e pelo Código Florestal, o qual provocará IMPACTOS IRREVERSIVEIS neste patrimônio cultural do povo potiguar. Ou seja, mais da metade da APADR poderá ser descaracterizada, DESFIGURADA com a instalação deste parque.

Venha exercer seu direito de participação na AUDIENCIA PÚBLICA da próxima terça feira!!!

AMÉRICA FICA NO EMPATE NO JOGO DE IDA DO PRIMEIRO MATA MATA DA SÉRIE D

No ultimo sábado (11), jogando na Arena das Dunas contra o Itabaiana/SE, o alvirrubro potiguar ficou no empate em 1 a 1 e agora depende de uma vitória simples no jogo de volta, que será realizado em Sergipe; caso a partida termine empatada, o classificado para a próxima fase será definido em cobrança de pênaltis. O segundo jogo do confronto acontece no domingo (19) as 16h no Estádio Etelvino Mendonça na cidade de Itabaiana em Sergipe.

Confira os melhores momentos da partida

Imagens Eleven Sports

10 setembro 2021

David Luiz aceita proposta e defenderá o Flamengo, publica jornalista italiano

Segundo Fabrízio Romano, o zagueiro brasileiro aceitou a oferta do Flamengo

David Luiz, ex-Chelsea, Benfica, PSG e Arsenal, defenderá o Flamengo até dezembro de 2022 (Foto: AFP)

Após semanas de negociações e especulações, o zagueiro David Luiz aceitou a oferta do Flamengo e assinará com o clube brasileiro até dezembro de 2022. Após o acordo verbal, diretoria e representantes agora trabalham para oficializar o acerto e pela assinatura do contrato. A informação é do jornalista italiano Fabrízio Romano, especialistas em transferências no futebol.

David Luiz tem 34 anos e está sem clube desde junho, quando seu contrato com o Arsenal foi encerrado. O zagueiro atuou no futebol europeu nas últimas 14 temporadas, com passagens de destaque pelo Benfica, Chelsea e PSG.

Nas últimas semanas, quando o Flamengo já havia sinalizado interesse em contratá-lo, o estafe de David Luiz aguardou uma oferta que agradasse ao jogador vindo da Europa, o que não aconteceu e o aproximou do Rubro-Negro.

Procurado pelo L! nesta sexta-feira, o departamento de futebol do Flamengo não confirmou o acerto com o zagueiro David Luiz. Esta tem sido a postura da direção nesta, e em outras, negociações. Há duas semanas, Marcos Braz chegou a dizer que não havia nenhum feito nenhum contato pelo zagueiro.

Fonte - lance.com.br

09 setembro 2021

Liga sem Flamengo é possível? Clubes usam ação no STJD para debater ideia

Foto - Pedro Ladeira/Folhapress

Por Danilo Lavieri, colunista do UOL

Unidos contra o Flamengo em ação que irá para o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), os 19 clubes da Série A debatem, em paralelo, medidas para manter a união em bloco que começou a ser desenhada com a Nova Liga, mas acabou travada após desentendimentos na última reunião de julho.

Uma das possibilidades seria relançar o grupo sem a presença do rubro-negro. A atitude é debatida de forma bem inicial e é considerada difícil de ser colocada em prática no momento, mas entrou no cenário depois da insistência do time carioca em ter público de maneira isolada nas competições nacionais.

A ideia seria usar o que tem sido chamado de "egoísmo" internamente como combustível para unir novamente os demais em torno de uma só pauta. Uma das premissas iniciais era que o interesse coletivo deveria aparecer sempre antes do individual, como mostrou o Blog do Perrone. Há equipes que se animam com o debate, mas a maioria ainda trata isso como última alternativa. Os times da Série B ainda nem participaram das conversas.

A eventual união de todas as outras equipes conseguiria minimizar os danos de o grupo não contar com o time mais popular do país e um dos mais fortes na hora de negociar direitos de televisão.

O Atlético-MG, que entrou e ganhou ação no STJD para ter público, divulgou nota ontem (8) afirmando que não assinará a petição dos demais clubes, mas que desistiu de colocar público mesmo com a vitória nos tribunais em nome do fair play esportivo.

Essa saída do Flamengo do grupo para defender seus interesses de maneira isolada já era uma ação prevista desde o início da união dos times, como já havia mostrado o blog.

Tudo pelo passado recente da equipe comandada por Rodolfo Landim. Em junho de 2020, o Flamengo desagradou a todos os times que se uniam em torno da MP do Mandante quando fez de tudo para transmitir um jogo contra o Fluminense em seu canal próprio.

Depois, a equipe ainda foi aos tribunais para tentar evitar o jogo contra o Palmeiras em meio a pandemia de coronavírus, mesmo que isso contrariasse o acordo entre os times e a CBF, que tinha criado uma cartilha para definir quando uma partida seria adiada. O Flamengo, por sua vez, se vê seguro na situação e diz que tem sido coerente com suas próprias medidas e ainda cita outros episódios em que não foi defendido pelo grupo como maneira de justificar sua atuação no momento.

TRANSFERÊNCIA DIGITAL DE CARROS PASSA A VALER E DISPENSA IDA AO CARTÓRIO

Foto-Divulgação/Denatran/Quatro Rodas

Por Isadora Carvalho

Não é de hoje que falamos sobre a real possibilidade da transferência eletrônica de carros seminovos e usados. Desde o dia 31 de agosto, porém, isso virou realidade com a autorização do governo federal, por meio do Ministério de Infraestrutura, em parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para seguir o processo de digitalização dos documentos.

Com isso, fica no passado a obrigatoriedade de ir ao cartório para reconhecer firma e, só então, fazer a transferência do veículo. Agora, os proprietários de veículos usados de todo o país podem assinar digitalmente a autorização de transferência de propriedade de veículos (ATPV-e) pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A primeira versão da Assinatura Eletrônica Avançada estará disponível para vendas de veículos por pessoas físicas para estabelecimentos comerciais integrados ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).

"Com essa nova funcionalidade, vamos permitir que a transformação digital esteja ligada também à transferência de veículos. O Renave foi lançado recentemente e já estamos crescendo nas novas ações, vamos garantir a redução dos custos e da burocracia”, afirmou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.

O registro possibilita a transferência eletrônica de propriedade, com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras, eliminando a necessidade de despachantes, cartórios ou demais intermediários.

Segundo Gileno Barreto, presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o qual desenvolveu a funcionalidade, a nova função da CDT trará mais praticidade e segurança para o cidadão, que poderá assinar a autorização pelo aplicativo. “O processo acontece em instantes, o que, antes, demorava dias e até semanas”, destacou Barreto.

Como funciona?

Logo após o estabelecimento comunicar, através do Renave, que o cidadão deseja transferir o veículo, o proprietário recebe um comunicado na central de mensagens do app CDT para fazer a assinatura eletrônica no documento.

Ao entrar no comunicado, o proprietário é direcionado para realizar o login do gov.br, onde será verificada a classificação da sua identidade digital. Ao assinar eletronicamente a ATPV-e, o cidadão já sai do estabelecimento com a propriedade do veículo transferida ao lojista.

Por enquanto, a assinatura digital da ATPV-e somente é possível se o Detran de jurisdição do veículo também estiver aderido ao sistema Renave, que consegue integrar todos os sistemas dos estabelecimentos às bases de dados do Denatran e da Receita Federal. Por enquanto, somente os Detrans de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso possuem integração ao sistema.

Além disso, a transferência eletrônica só está disponível, no momento, para todos os veículos que possuem a documentação digital, que são os veículos zero quilômetro adquiridos ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021. Isso porque, a partir dessa data, o documento de transferência de papel, o antigo DUT, passou a ser digital.

05 setembro 2021

CONFIRA OS CONFRONTOS DA SEGUNDA FASE DA SÉRIE D 2021

Neste domingo foi concluída a primeira fase do Campeonato Brasileiro 2021, referente a Série D. A competição começou com 64 clubes e agora restam 32, brigando por uma das 4 vagas para a Série C 2022, e para essa definição teremos daqui para frente, três fases de mata-mata, com jogos de ida e volta para sabermos quem serão os classificados para a 3ª Divisão do Brasileirão. 

Logo abaixo confira os confrontos da próxima fase.

 


03 setembro 2021

Copa do Nordeste 2022 define os confrontos da 1ª fase eliminatória

Duelos, em jogos únicos, vão acontecer entre os dias 13 e 14 de outubro, com as equipes melhor ranqueadas jogando como mandantes; chaveamento para a 2ª preliminar também foi definido
Taça da Copa do Nordeste — Foto: Thais Magalhães/CBF

Taça da Copa do Nordeste — Foto: Thais Magalhães/CBF

A CBF sorteou na tarde desta quinta-feira os confrontos da primeira preliminar da Copa do Nordeste de 2022. Nesta fase, serão 16 times distribuídos em oito jogos (apenas ida), sendo disputados na casa das equipes melhor ranqueadas. As partidas estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 14 de outubro, e os classificados seguem para a segunda preliminar (confira abaixo os confrontos).
Copa do Nordeste define os jogos da primeira fase das eliminatórias — Foto: Reprodução / Copa do Nordeste

Copa do Nordeste define os jogos da primeira fase das eliminatórias — Foto: Reprodução / Copa do Nordeste

O sorteio realizado na tarde desta quinta-feira reuniu 16 clubes divididos em dois potes, definidos de acordo o ranking da CBF: os oito melhores no pote 1 e os demais no 2. O pote 1 foi composto por: ASA (Alagoas), Imperatriz (Maranhão), Itabaiana (Sergipe), Jacuipense (Bahia), Juazeirense (Bahia), Moto Club (Maranhão), River-PI (Piauí) e Treze (Paraíba). Já o pote 2 contava com: Atlético-CE (Ceará), Bahia de Feira (Bahia), Central (Pernambuco), Floresta (Ceará), Fluminense-PI (Piauí), Lagarto (Sergipe), Retrô (Pernambuco) e Sousa (Paraíba).

Os times melhor ranqueados vão ter o direito de disputar os confrontos dentro de casa. Lembrando que esta primeira preliminar é decidida em jogo único.

Após esta primeira preliminar, os classificados vão para o segundo mata-mata, encontrar os times já garantidos nele, que são: ABC (Rio Grande do Norte), América-RN (Rio Grande do Norte), Botafogo-PB (Paraíba), Confiança (Sergipe), CRB (Alagoas), Ferroviário (Ceará), Santa Cruz (Pernambuco) e Vitória (Bahia). Neste caso, as equipes que estão nesta segunda fase vão jogar em casa diante dos classificados na etapa anterior. Esta fase também é disputada em jogo único e o chaveamento já foi sorteado no evento desta quinta-feira (confira abaixo como ficou).

Segunda fase das eliminatórias também vai ser definida em jogo único — Foto: Reprodução / Copa do Nordeste

Segunda fase das eliminatórias também vai ser definida em jogo único — Foto: Reprodução / Copa do Nordeste

Já a terceira fase vai acontecer apenas com os oito classificados da segunda. Agora em partidas de ida e volta, esta etapa será realizada entre os dias 27 e 28 de outubro (ida), e 3 e 4 de novembro (volta). Quatro duelos definirão os quatro clubes que se juntarão a CSA (Alagoas), Bahia e Atlético de Alagoinhas (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), Sampaio Corrêa (Maranhão), Campinense (Paraíba), Náutico e Sport (Pernambuco), Altos (Piauí), Globo FC (Rio Grande do Norte) e Sergipe, todos já garantidos na fase de grupos.

Em 2022, a Copa do Nordeste vai contar com 36 equipes ao todo. É o maior número em todas as 19 edições do regional. A fase de grupos, que acontece no ano que vem, vai ser disputada no primeiro semestre com 16 times distribuídos em duas chaves como oito, um formato que já acontece há alguns anos.