27 julho 2021

Ministério da Saúde dá mais autonomia aos gestores municipais na vigilância epidemiológica

 As portarias publicadas pela pasta instituem a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) e a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh)


SUS. Foto: Agência Brasil.

O Ministério da Saúde publicou duas portarias que devem dar mais autonomia à gestão municipal. Elas instituem a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) e a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). 

A primeira tem como objetivo o fortalecimento e descentralização da Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, dando aos gestores municipais elementos de apoio à tomada de decisão frente aos eventos de interesse para a saúde. Já a segunda permite o conhecimento, a detecção, a preparação e a resposta imediata às emergências em saúde pública que ocorram no âmbito hospitalar municipal.

CFM agiu com timidez e sem representatividade frente aos desafios da pandemia

Ministério da Saúde classifica bariátrica como essencial e cirurgia deve ser priorizada na saúde pública

Os hospitais estratégicos serão definidos de acordo com a importância epidemiológica para a Rede, considerando os critérios estabelecidos pelo Ministério, e deverão operar como unidade de sentinela no território.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama atenção dos gestores municipais sobre as competências locais, como a identificação dos hospitais estratégicos para compor a Rede em seu território, além do apoio à estruturação e a manutenção dos NHE que passarem a integrar a Rede.
 

Fonte: Brasil 61

Inscrições para o segundo semestre do Fies começam nesta terça-feira (27)

 Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies até o dia 30 de julho

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 começam nesta terça-feira (27). Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies até o dia 30 de julho.

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 podem solicitar uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Entre os requisitos estão ter alcançado média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Inscrições e pré-matrículas para o segundo semestre do ano letivo da rede estadual do Rio Grande do Sul encerram neste domingo (25)

Rio Grande do Sul terá quarto ano no ensino médio em 2022

O resultado dos pré-selecionados sai no dia 3 de agosto e o prazo para complementação da inscrição na chamada única vai do dia 4 ao 6. A lista de espera ficará em aberto até o dia 31 de agosto. 

O novo Fies divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Fonte: Brasil 61

Ítalo Ferreira, a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos de Tóquio

Foto: Jonne Roriz/COB

POTIGUAR DÁ O PRIMEIRO OURO OLÍMPICO AO BRASIL EM TÓQUIO 2020

A Baía de Tóquio ficou repleta de torcedores de vários países para ver de perto um feito histórico: qual seria o primeiro surfista a conquistar medalha de ouro na modalidade esportiva que estreava agora em 2021 nas Olimpíadas. E quem foi para o alto do pódio foi o brasileiro Ítalo Ferreira, de 27 anos, nascido no Rio Grande Norte.

Outra medalha do Brasil também veio das águas, dessa vez da piscina. Fernando Scheffer ganhou bronze nos 200 metros livres em quatro estilos. Assim, nossos nadadores voltam ao pódio depois de passarem em branco nos Jogos do Rio em 2016.

Fonte: Brasil 61