04 agosto 2021

Inep disponibiliza apostilas gratuitas para o Encceja

Estudantes que realizarão o Encceja podem baixar de graça o material para estudar para as provas e conferir as edições anteriores

Foto: PremierCompanies (Pixabay
No dia 29 deste mês será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que tem foco nas pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada. É por meio dessa prova que os participantes têm a oportunidade de obter o certificado para ensino fundamental ou ensino médio. E uma novidade é que, na página do Inep, estão disponíveis apostilas gratuitas para quem está se preparando para o exame. Além disso, é possível encontrar as provas de anos anteriores e seus respectivos gabaritos. 

PL que proíbe despejos na pandemia aguarda sanção presidencial


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão confirmados 1,6 milhão de participantes. Os gabaritos das provas devem ser divulgados no dia 1º de setembro. Anteriormente, o exame estava marcado para o dia 25 de abril, mas foi adiado por causa do agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. 

O Encceja é a possibilidade de os estudantes conquistarem o certificado que falta para a conclusão do ensino e seguir adiante em suas trajetórias educacionais. Os resultados do exame são usados como referência nacional de avaliação e possibilita, por exemplo, que os gestores educacionais utilizem esses dados para entender o cenário educacional e evitar que estudantes se atrasem na formação ou mesmo que abandonem os estudos. 

Fonte: Brasil 61

CONHEÇA A PARTICIPAÇÃO FEMININA HISTÓRICA NAS OLIMPÍADAS DE ATLANTA

O dia 4 de agosto de 1996 marcou a despedida da 26ª edição dos Jogos Olímpicos. Era a quarta vez que os Estados Unidos sediavam uma Olimpíada. E foi nela que o esporte feminino brasileiro conquistou seu primeiro ouro olímpico.

Clique no link e saiba um pouco mais

Fonte: Rede Nacional de Rádio

SAIBA POR QUE A LEI MARIA DA PENHA GANHOU ESTE NOME

No próximo sábado, 7 de agosto, as mulheres comemoram os 15 anos da lei. E, na conversa de hoje, vamos saber como ela foi batizada e o cenário que estava por trás das discussões que levaram à elaboração desse importante mecanismo de proteção à mulher.


Fonte: Rede Nacional de Rádio

Butantan entrega mais 2 milhões de doses de CoronaVac ao PNI

Foto: Amanda Perobolli/Reuters

Liberações chegam a 64,8 milhões de doses desde janeiro

 





O governo de São Paulo entregou hoje (4) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) mais 2 milhões de doses da vacina contra covid-19 CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Com a nova entrega, as liberações chegam à marca de 64,8 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo informações do governo estadual, em julho foram entregues mais de 10 milhões de doses do imunizante, produzidos a partir de 6 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos no dia 26 de junho. Na noite do último domingo (1º), o instituto recebeu uma carga de 2 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar mais 4 milhões de doses da CoronaVac. 

As vacinas liberadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de de doses do imunizante. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.

Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Edição: Graça Adjuto

Fonte - https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/butantan-entrega-mais-2-milhoes-de-doses-de-coronavac-ao-pni