Foto: Divulgação/Seduc |
A Secretaria de Educação do Piauí homologou o documento que detalha o currículo formativo para o Novo Ensino Médio nas redes pública e privada. Com a homologação, ocorrida nesta terça-feira (13), a pasta vai começar formações e capacitar professores, gestores e alunos para detalhar a grade atualizada.
Segundo a secretaria, o currículo permite a criação de uma nova escola, centrada na inclusão e equidade. Com as implementações, o Ensino Médio no Piauí será estruturado em um período de três anos, sendo que 1.800 horas são destinadas à Formação Geral Básica, que contempla as quatro Áreas do Conhecimento, expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Outras 1.200 horas são referentes aos itinerários formativos, ou seja, conteúdos que ampliam as aprendizagens relacionadas às competências gerais, Áreas de Conhecimento e Formação Técnica e Profissional. É por meio desses Itinerários Formativos que os alunos podem escolher atividades que se relacionam com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e das redes de ensino.
Para Ellen Gera, Secretário de Educação, a validação do documento curricular moderniza e atualiza o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Piauí. “O novo currículo irá provocar uma mudança no jeito de fazer a escola, na maneira de termos as nossas aulas e no ambiente escolar. A nossa meta é que possamos ter um estudante com maior expectativa de aprendizagem, e que ele encontre uma escola acolhedora, inclusiva e com aprendizagem equitativa no ambiente escolar”, declarou.
Fonte: Brasil 61