
Colabore com qualquer valor usando chave PIX: radio1970fm@gmail.com ou escolha um dos nossos planos
09 agosto 2021
Posse de Bola desta segunda-feira analisa a rodada do Brasileirão, com a goleada do Internacional por 4 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, o Atlético-MG novo líder depois da virada sobre o Juventude e a derrota do Palmeiras para o Fortaleza, o clássico entre Corinthians e Santos, a postura de Daniel Alves com o São Paulo e a antipatia da seleção olímpica medalhista de ouro em Tóquio, além do choro de Messi na despedida do Barcelona
Bolsonaro sanciona lei que regulamenta transformação de times de futebol em empresas
![]() |
Plenário da Câmara — Foto: Pablo Valadares/Câmara |
Fonte: Bolsonaro sanciona lei que regulamenta transformação de times de futebol em empresas | futebol | ge (globo.com)
Voto impresso auditável: entenda a diferença para o atual modelo
Especialistas destacam principais pontos, além das vantagens e desvantagens de cada sistema
![]() |
Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil |
Nos últimos dias, ouviu-se muito falar em voto impresso e auditável. Afinal, o que é esse modelo de execução da cidadania e por que o assunto ficou tão evidente? Bom, para dar início à explicação, vale relembrar que esse sistema tem sido defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e por parte do eleitorado brasileiro, que, inclusive, já realizou manifestações nas ruas das principais cidades do País para defender a adoção dessa prática.
Para o presidente, o voto impresso já deveria ser adotado nas eleições de 2022. O pleito vai eleger governadores, presidente da República, deputados estaduais, deputados federais e senadores. Segundo Bolsonaro, o voto impresso auditável trará maior confiabilidade ao processo eleitoral, o que para ele, não ocorre somente com a urna eletrônica.
Como funciona o voto impresso?
Atualmente, no Brasil, para votar em qualquer eleição, é preciso digitar o número do candidato escolhido na urna eletrônica. Depois de digitado, o monitor do equipamento informa o nome do candidato, acompanhado da foto dele. Isso serve para que o eleitor possa conferir se os dados estão corretos, antes da confirmação.
Agronegócio nacional cresce, gera empregos e faz comida chegar até os brasileiros
Campanha incentiva participação social para prevenção de desastres naturais evitáveis
Caso a PEC 135/2019, que tramita na Câmara dos Deputados, seja aprovada e transformada em Lei, o voto impresso não será igual às cédulas de papel depositadas em urnas, como antigamente. A ideia, segundo o cientista político André César, é que, depois de confirmar que o candidato é o escolhido, o próprio sistema imprime o registro do voto e deposita automaticamente em uma urna lacrada.
“A diferença para o que nós temos hoje é que, ao concluir seu voto, você recebe uma espécie de extrato, que é colocado em uma urna, em seguida, para conferir se os dados daquela urna eletrônica digital batem com o que for colocado na segunda urna. Por exemplo, terá que computar 100 votos na primeira urna e 100 na segunda. Com isso, você deixa claro, em tese, a confirmação e as colocações”, explica o especialista.
A maneira defendida por Bolsonaro sugere que os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e depositados, também de maneira automática, em uma urna de acrílico. O intuito é que, caso haja suspeita de fraude no sistema eletrônico, os votos em papel possam ser apurados manualmente.
O que é voto auditável?
Tanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como especialistas explicam que a auditoria do voto já é praticada no modelo atual. Isso ocorre para garantir a lisura do processo eleitoral. A auditoria também é solicitada no modelo defendido por Bolsonaro.
Neste caso, o cientista político Leandro Gabiati entende que há pontos negativos e positivos. Assim, ele destaca como vantagem o fato de haver mais um mecanismo para checagem dos votos. Porém, ele entende que isso abre margem para sempre haver apelação para esse recurso, indiscriminadamente.
“Eu nem colocaria a questão financeira, do gasto a mais, porque a democracia sempre tem custo, seja para financiar campanhas ou partidos. São custos que a sociedade entende que valem a pena, porque a democracia traz mais benefícios. O problema é que aqueles que perderem vão sempre apelar para a contagem de votos manuais”, considera.
- Nova lei prevê reconstrução dentária no SUS para vítimas de violência doméstica - 4/3/2025
- Dupla de vira-latas salvam cachorrinho atropelado e acabam adotados por dono - 4/3/2025
- Empresas norte-americanas começam a sentir o custo Trump - 4/3/2025
- Juiz manda fechar abrigo em Curitiba com mais de 300 animais que sofrem maus-tratos - 4/3/2025
- Michelle Williams e 'Robô Selvagem': o que ver na TV e no streaming nesta sexta - 4/3/2025
- Trump sofre primeira derrota eleitoral após votação para Suprema Corte de Wisconsin - 4/2/2025
- Israel expande ofensiva em Gaza para tomar ‘grandes áreas que podem ser incorporadas às zona de segurança’ - 4/2/2025
- Gari resgata bebê no meio do lixo no Rio de Janeiro - 4/2/2025
- 8 nomes de planetas e outros astros para cachorro - 4/2/2025
- Maradona não tinha álcool nem ‘drogas de abuso’ no sangue, diz perito - 4/2/2025
- Paulo Vieira - Invalid Date
- Vinicius Torres Freire - Invalid Date
- Tati Bernardi - Invalid Date
- - 4/4/2025
- - 4/4/2025
- Traficante foragido envolvido em esquema que movimentou mais de R$ 1 bi na Zona da Mata Mineira é preso em Cabo Frio, no RJ - 4/3/2025
- Família faz exumação e encontra corpo de mulher no lugar de bombeiro enterrado em cemitério de SP e denuncia sumiço - 4/3/2025
- Príncipe William anuncia vinda ao Brasil em novembro, mês da COP 30 - 4/3/2025
- VÍDEOS: RJ2 de quinta-feira, 3 de abril de 2025 - 4/3/2025
- Levantamento aponta ruas e avenidas em que furtos e roubos de veículos são mais comuns em Ribeirão Preto, SP - 4/3/2025
- CNBB aproxima a Doutrina Social da Igreja de parlamentares com promoção de Seminário no Congresso Nacional - 4/2/2025
- Projeto de inclusão social em Parintins, no Amazonas, recebe apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) - 4/2/2025
- CNBB anuncia a 55ª edição dos Prêmios de Comunicação com novidades nas áreas de publicidade e design - 4/2/2025
- Projeto apoiado pelo FNS em 2024 promove a cultura do encontro em escola da diocese de Araguaína (TO) - 4/1/2025
- Bispos da Amazônia reforçam urgência de ações ambientais e sociais em reunião no Ministério do Meio Ambiente - 4/1/2025
- Haiti, ofensiva de gangues. Duas freiras assassinadas em Mirabalais - 4/3/2025
- Pedro To Rot, "um legado relevante para toda a Igreja" - 4/3/2025
- Cardeal Scherer: Campanha da Fraternidade na Quaresma, alguns equívocos - 4/3/2025
- Dom Roberto: defender a cobertura universal da Saúde - 4/3/2025
- Cardeal Krajewski sobre Papa Wojtyła: há 20 anos, o mundo parou e chorou - 4/3/2025