12 agosto 2021

Bi na Superliga, Taubaté deixa de ter time de vôlei e gestora leva projeto para Natal

Mudança acontece após administração municipal romper parceria e gestora buscar nova cidade para abrigar projeto

Taubaté é o atual campeão da Superliga — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Atual bicampeã da Superliga, a franquia do Vôlei Taubaté está de malas prontas para Natal, no Rio Grande do Norte. A mudança nos rumos do projeto acontece após a Prefeitura de Taubaté romper parceria com a Funvic, gestora do projeto, que buscou novos acordos para a equipe.

O anúncio oficial deve acontecer nesta quinta-feira, 11, em coletiva de imprensa agendada pela Funvic. Apesar disso, o ge.globo já confirmou o acordo para Natal ser a nova sede do projeto.

A iminente saída do projeto de Taubaté já vinha se desenhando desde que a prefeitura rompeu a parceria com a Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic) em junho. Na época, a administração municipal alegou "problemas de ordem administrativa, e principalmente, financeira de temporadas passadas". A Funvic nega.

O Vôlei Taubaté já vinha passando passa por uma reformulação após a conquista da Superliga. As principais estrelas da equipe, como Bruninho, Maurício Borges, Lucão, Douglas Souza e Maurício Souza deixaram o time. Rapha, um dos símbolos do projeto, também deixou o time.

Sem o apoio da prefeitura, mas inscrito na Superliga, a Funvic passou a buscar novos parceiros. Nas últimas semanas, liberou os atletas da preparação para o Paulista de Vôlei e costurou o acordo para ter Natal como futuro do projeto.

Nesta semana, a Confederação Brasileira de Vôlei divulgou os inscritos para a Superliga, com a Funvic entre as equipes. Com isso, a equipe que terá Natal como sede está habilitada para atuar na elite do vôlei nacional.

Procurada pelo ge.globo, a CBV informou não ter recebido nenhum contato para validar a transferência e que, caso haja o interesse, "a mudança de cidade de um time participante da Superliga é permitida pelo regulamento, necessitando o pagamento de uma taxa estabelecida de R$ 300 mil".

Os jogos da franquia em Natal devem acontecer no ginásio Palácio dos Esportes, com 1,5 mil lugares, ou no Nélio Dias, com capacidade para 12 mil torcedores. Procurada pelo ge.globo, a Prefeitura de Natal afirmou que irá apoiar o projeto na cidade. O apoio foi acertado em reunião na última sexta-feira, 6.

O Vôlei Taubaté conquistou 14 troféus. Foram dois da Superliga, seis títulos do Paulista, dois da Supercopa, um da Copa Paulista, dois da Copa Brasil e um do Torneio Super Vôlei.

O ge ainda tentou contato com Luis Otávio Palhari, reitor da Funvic, mas ele não atendeu as ligações.


Por Redação do ge — Taubaté, SP

Fonte - Bi na Superliga, Taubaté deixa de ter time de vôlei e gestora leva projeto para Natal | vôlei | ge (globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário